28 maio, 2009

Os 125 anos do Zoo


O Zoo de Lisboa está de parabéns pela comemoração de 125 anos de existência. Associado a esta efeméride, saiu hoje juntamente com o jornal Público numa edição em parceira com a ASA, uma proposta bedéfila traduzida no álbum “Jardim Zoológico – 125 Anos”, da autoria, argumento e desenho, de José Garcês, dedicado a espécies em vias de extinção. São cinco curtas histórias sobre cinco espécies animais: o gorila ocidental das terras baixas, o gorila da montanha, o jaguar, o tigre de Sumatra e o tigre da Sibéria.

A utilização da banda desenhada como veiculo na transmissão de uma mensagem revela-se aqui bastante pedagógica, uma vez que o objectivo do álbum passa por dar a conhecer o habitat natural destas espécies e identificar os perigos reais que põe em causa a sua sobrevivência e, simultaneamente sensibilizar o leitor para a importância e contributo dos Zoo’s enquanto instituições cuja função principal passa também pela preservação, conservação e reprodução de espécies selvagens ameaçadas de extinção.

Ainda que as histórias sejam apresentadas de uma forma bastante resumida, focando apenas o essencial, com ausência de uma sequência narrativa, a arte de José Garcês no desenho de animais compensa, e o propósito subjacente a este álbum, transformam-no numa interessante proposta de leitura.

Jardim Zoológico – 125 Anos
Autor: José Garcês, desenho e argumento
Álbum único, cores, capa mole
Editora: ASA/Público, 1ª edição de Maio de 2009

A minha nota:

Sem comentários: