23 outubro, 2014

Lançamento ASA: Pontas Soltas - Lisboa

Chegou esta semana às livrarias nacionais o novo livro do ilustrador Ricardo Cabral. Chama-se Pontas Soltas – Lisboa e revela, através do traço e do génio de um dos mais importantes artistas da atualidade, diferentes visões da capital portuguesa.

Apesar da sua disponibilidade nos pontos de venda habituais, o lançamento oficial decorrerá no dia 9 de Novembro, pelas 16 horas no 25º AmadoraBD.

Na sequência do anterior livro do autor, Pontas Soltas – Cidades (2011), este novo álbum reúne quatro bandas desenhadas que têm Lisboa como pano de fundo e que foram realizadas entre 2004 e 2013 no âmbito de diferentes projetos.

A primeira, Hi No Tori (que significa “Fénix” em japonês), data de 2004 mas só viria a ser publicada em 2006, no Bdjornal, com a ilustração de Lisboa a ter direito a honras de capa e a tornar-se, por isso, razoavelmente conhecida.

A seguinte, intitulada The God Tracking Station, foi realizada em 2005 para o fanzine Jazzbanda e inclui elementos de filmes antigos de espiões e agentes secretos em cenários tipicamente lisboetas. É de salientar que a versão incluída neste livro contém duas páginas inéditas, que antecedem as originalmente publicadas.

Webtrip, de 2012, resulta do convite da organização do Festival de BD de Lyon para um projeto que envolveu artistas de toda a Europa e que foi originalmente publicado online, tendo só no ano seguinte sido editado em livro, em língua francesa. A versão portuguesa que aqui se inclui estava portanto inédita em livro e, além disso, inclui mais três páginas do que a versão original.



Por fim, O Caso Doca 21, de 2013, surge de um desafio lançado pela Samsung, que consistia em realizar uma BD utilizando unicamente o Galaxy Note 3 e tendo a cidade de Lisboa como cenário. A originalidade da campanha foi sobejamente reconhecida pelos vários prémios de que foi alvo, e a BD foi publicada na página de facebook da Samsung, tendo também sido publicada em papel com a revista Visão

Pontas Soltas - Lisboa
Cores, 80 páginas
PVP 17,95€

Sem comentários: