26 fevereiro, 2015

Lançamento Levoir/Público: Colecção Novela Gráfica


O ano de 2015 continua a surpreender em qualidade de publicação. Ainda a decorrer a colecção BATMAN 75 ANOS, a noticia do dia de hoje é o inicio de uma nova colecção de banda desenhada da Levoir desta vez em parceria com o jornal Público. Não se trata de uma colecção qualquer. A colecção NOVELA GRÁFICA é qualquer coisa de surpreendente no nosso mercado bedéfilo. Penso que não seria possível a edição em Portugal de muitas das obras desta dimensão, de autores tão diversos como Eisner, Baudoin, Taniguchi ou Oesterheld, senão reunidas numa corajosa iniciativa editorial como esta. Ainda que não partilhe da ideia que se trata da melhor colecção de sempre distribuída com os jornais portugueses - isto de gostos tem sempre muitas variáveis - não posso deixar de mostrar o meu entusiasmo pela possibilidade de ler em português obras de grande qualidade narrativa e gráfica. Altamente recomendável.

A colecção NOVELA GRÁFICA é composta por 12 livros de capa dura, com um preço de €9,90 cada, que se apresentam respeitando o seu formato original - confesso não ser adepto desta opção porque gosto de uniformização. Adiante. Semanalmente são estes os títulos que vão enriquecer as nossas bedetecas:

#1. Um Contrato com Deus, de Will EISNER, a 26 de Fevereiro
#2. A Louca do Sacré-Coeur, de Alejandro JODOROWSKY com desenhos de MOEBIUS, a 5 de Março
#3. A Viagem, de Edmond BAUDOIN, a 12 de Março
#4. Foi Assim na Guerra das Trincheiras, de Jacques TARDI, a 19 de Março
#5. Beterraba: A Vida numa colher, Miguel ROCHA, a 26 de Março
#6. A Arte de Voar, de António ALTARRIBA e desenho de KIM, a 2 de Abril
#7. O Livro de Mr.Natural, de Robert CRUMB, a 9 de Abril
#8. Em busca de Peter Pan, de COSEY, a 16 de Abril
#9. Sharaz-De: Contos das Mil e uma Noites, de Sergio TOPPI, a 23 de Abril
#10. O Diário do meu Pai, de Jiro TANIGUCHI, a 30 de Abril
#11. Mort Cinder, de Hector OESTERHELD e desenhos de Alberto BRECCIA, a 6 de Maio
#12. Bando de Dois, Danilo BEYRUTH, a 7 de Maio



Hoje nas bancas:
Colecção Novela Gráfica: #1 - Um Contrato com Deus
Argumento e Desenho – Will Eisner

Will Eisner é tido como o pai da novela gráfica, e a sua importância para a banda desenhada foi decisiva. Desenhador virtuoso, aliou a sua criação artística ao pensamento e análise sérios sobre os comics, numa carreira que atravessou quase oito décadas, da Segunda Guerra Mundial até ao século 21.

Um Contrato com Deus, originalmente publicado em 1978,  é considerado como a primeira novela gráfica. Reúne quatro histórias que se desenrolam num mesmo prédio de apartamentos dos anos 1930, no Bronx, traçam uma imagem vivida e cheia de riqueza das frustrações, alegrias, desilusões e violência da vida das classes mais pobres da Grande Depressão na América. A arte de Will Eisner atingiu aqui toda a sua maturidade, com as suas perspectivas dramáticas e a sua ênfase nas atitudes e expressões das muitas personagens que povoam este grande romance de banda desenhada.

Boas Leituras!

1 comentário:

Miguel Monteiro disse...

Não concordo com a uniformização por uma simples razão,... há certas obras que perdem muito se forem ´´encolhidas´´. Mas é tudo uma questão de gostos e opiniões.