01 maio, 2015

Colecção Novela Gráfica: #10 O Diário do Meu Pai


O volume 10, lançado esta semana, da colecção Novela Gráfica traz de novo Jiro Taniguchi a Portugal. Depois de magnifico O Homem que Caminha, publicado no volume 19 da Colecção Clássicos da Banda Desenhada - Série Ouro, do Correio da Manhã, a LEVOIR traz-nos de novo este autor japonês.

Em O Diário do meu Pai, Taniguchi conta-nos uma história de regresso às raízes, que o leva a evocar a infância e a perceber finalmente o verdadeiro motivo por que o pai abandonou a família. Taniguchi queria contar uma história que tivesse a sua terra natal, Tottori, como cenário, mas, como refere numa entrevista a Benoit Peeters: “quando me pus a reflectir na história, apercebi-me que, de facto, não sabia quase nada sobre o meu pai. Imaginei então uma personagem que regressa à sua terra natal para descobrir quem era verdadeiramente o seu pai. (…) A história é inventada, mas os sentimentos e o espírito da história resultam da minha experiência pessoal. Tinha em relação ao meu pai o mesmo tipo de sentimentos que estão descritos no livro. No fundo, durante a minha juventude, tinha a ideia que não queria ser como ele. Achava que a vida do meu pai não era uma vida interessante. Mas depois descobri que afinal não era bem assim, e é isso mesmo que tento transmitir neste livro”.

Colecção Novela Gráfica #10 - O DIÁRIO DO MEU PAI - Jiro Taniguchi

Yoichi Yamashita regressa a Tottori - sua terra natal - para o funeral do seu pai. Um regresso às raízes, que o leva a evocar a infância e a perceber finalmente a personalidade austera do seu pai, com quem não falava há anos.

Um relato intimista e comovente, contado com grande beleza e sensibilidade pelo mais europeu dos desenhadores japoneses. "Com os anos, reconhecemos a felicidade de ter raízes. Mas só depois de ter atingido a idade que os meus pais tinham na altura é que fui tocado pela sua maneira de viver...". Jiro Taniguchi, do posfácio de Diário do meu Pai





Sem comentários: