20 dezembro, 2015

Lançamento Sol/Egeac/Museu do Fado: Tudo Isto É Fado

Quase a fechar o ano, recebemos a excelente novidade da compilação em álbum das páginas, que semanalmente, entre Novembro de 2014 e Fevereiro de 2015, foram pré-publicadas na então revista Tabu do semanário Sol, num projecto que se apresentava como de divulgação do tradicional Fado Português.

Tudo Isto É Fado! reúne um conjunto de curtas histórias em banda desenhada, todas pelo traço humorístico de Nuno Saraiva, que presta assim uma bela homenagem s a interpretes e locais associados ao fado, numa edição bem conseguida, em formato de capa dura, e pelo simpático preço de €5.

TUDO ISTO É FADO!
Tudo neste livro é um music-hall, uma banda-sonora-desenhada para se ouvir, lendo. Um contínuo namoro entre uma peixeira e um pescador. Uma criança que foge para ouvir cantar um Rei.
Um homem na cidade. Um malcriadão que nem gostava de laranjas. A rua que embora suja bordava os temas ascendentes do desejo. O último copo na hora da despedida que foi também de reencontro. Um cantar que a deixou levar. Uma corrida de táxi até ao passado. Uma poética aos poetas. Dois ou três traços aos desenhadores. Um japonês que quer uma guitarra morta mas vivida. Um filme que dança em Angola, no Brasil, em Espanha e aqui. E ele que não chega e depois não a larga mais.

E tudo isto é Fado. Até um Tuk tuk feito mensageiro intermitente de paixões é aqui Fado antes de deflagrar em praga pelas ruas de Lisboa. Até a Ginjinha do senhor António é Fado. Ou o Tintin passeando na Feira da Ladra. Atrevo-me mesmo a dizer que até o pincel de Carlos Botelho, que odiava o Fado, era em si Fado. Tudo isto é Fado!

Tudo Isto É Fado!
Produção Sol/Egeac/Museu do Fado
Capa dura, cores, 64 páginas
Tiragem de 2500 exemplares
5€ Pvp (preço vadio ao público)


2 comentários:

António Afonso disse...

Boa tarde, o livro já foi lançado, ou tem data agendada? Se sim, quando?

Obrigado

Nuno Neves disse...

Viva António! O livro já foi lançado. Eu adquiri o meu exemplar na livraria do Museu do Fado em Lisboa. Abraço