23 maio, 2016

Lançamento TINTA-DA-CHINA: Os Vampiros

É já no final desta semana que tem inicio a 12º edição do Festival Internacional de BD de Beja. E claro, são vários os lançamentos agendados. Talvez um dos mais esperados seja a nova obra da dupla Filipe Melo e Juan Cavia. Diz quem já teve a oportunidade de ler, que se trata de um dos melhores trabalhos do Filipe (melhor ainda que a fantástica trilogia Dog Mendonça e Pizzaboy) e talvez das melhores novelas gráficas produzidas em Portugal. O que gerou uma grande enorme expectativa para «Os Vampiros».

O título da obra apresenta três fortes conotações: é o nome de criatura mitológica, é o nome de um grupo de comandos verdadeiro que combateu na Guiné e é o titulo da icónica canção do Zeca Afonso, censurada pelo regime. A ideia para a história deste livro ganhou forma a partir dessa ligação. Conta o autor que a ideia original de escrever uma clássica história de terror, tendo como pano de fundo a guerra colonial, depressa se transformou, porque a guerra é tema sério, numa história sobre o medo.

OS VAMPIROS
Guiné, Dezembro de 1972. Em plena guerra colonial, um grupo de soldados portugueses é destacado para uma operação secreta no Senegal. Porém, à medida que vão sendo consumidos pela paranóia e pelo cansaço, esta missão aparentemente simples vai transformar-se num verdadeiro pesadelo. Embrenhados na selva, estes homens terão de contar com sucessivos demónios – os da guerra e os que trouxeram consigo.

Com lançamento oficial no Festival de Beja, no dia 28 de Maio, às 15:30.

Ficha técnica:
OS VAMPIROS
Autores Filipe Melo (argumento) e Juan Cavia (arte)
Edição em capa dura, cores, 232 páginas
Edições TINTA-DA-CHINA





Sem comentários: