21 outubro, 2016

Lançamento LEVOIR: A Casa


Hoje o dia vai ser atípico aqui no blogue. A propósito da inauguração do 27º AMADORA BD, tenho várias notas a sair ao longo do dia acerca de novos lançamentos. E nos próximos dias repete. Assim tem de ser dada a chuva de novidades. E começo por aquela que já está disponível esta Sexta nas bancas em distribuição com o jornal Público. A editora LEVOIR lança (mais) uma nova novela gráfica. Repete-se um autor, um excelente autor, que ainda este ano marcou presença no Festival de Beja: Paco Roca. Considero o seu livro Rugas (Bertrand, 2013) simplesmente magnifico e para quem ainda não leu fica a forte recomendação que o faça. Na colecção Novela Gráfica II foi editado O Inverno do Desenhador. Segue-se agora A Casa.

Em Espanha, foi galardoado com o Premio Nacional del Cómic 2015 e mais recentemente, na 16ª Edición de los Premios de la Crítica, da revista Dolmen, com os prémios da, Melhor Obra e do Melhor Desenho Nacional e ainda do Melhor Argumentista. Em Itália, recebeu também o prémio do Melhor Autor no festival de Treviso.


A Casa é uma história de amor filial, uma emocionante homenagem de Paco Roca ao seu pai onde os sentimentos se misturam, dando lugar a uma ponte entre passado e presente. A morte do pai e a necessidade de o recordar, homenagear ou até mesmo criticar é um tema já largamente divulgado pela literatura, tanto na clássica, com Kafka, ou em contemporâneos como Paul Auster e John Maxwell Coetzee, entre outros. Na banda desenhada vários são os autores que também o fizeram, entre eles, Altarriba e Kim em A Arte de Voar (Levoir, 2015) ou Jiro Taniguchi em O Diário do Meu Pai (Levoir, 2015).

A edição é em capa dura e em formato horizontal como foi publicado na edição original espanhola.


A CASA
A história, bem simples, mas contada com a mestria própria de um excelente narrador , conta-nos o regresso dos três irmãos à casa onde cresceram, mas que agora se encontra vazia devido à morte do pai. A Casa tem de ser vendida e em conjunto devem esvaziá-la mas, à medida que começam a fazê-lo encontram objectos que lhes trazem à memória recordações, pequenas situações cómicas, momentos vividos em conjunto com o pai.

Ficha técnica:
A CASA, de Paco Rosa
Capa dura,136 pags, cores
PVP: €14,90
Editora Levoir






Sem comentários: