08 julho, 2017

Lançamento POLVO: Conversas com os Putos

Estas "Conversas" do Álvaro, na prática são um relato gráfico verídico e na primeira pessoa de um explicador de geometria descritiva, foi uma das novidades da POLVO no Festival de Beja deste ano.

Chama-se a atenção que o autor é uma pessoa de humor corrosivo, no entanto garante que o propósito desta obra não foi o de insultar os alunos (por muito que lhe apeteça). Não. É o de olhar para uma geração heterogénea de miúdos que dentro de poucos anos estarão a trabalhar, nas filas do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a votar, a ditar o que as TVs transmitem e que (esta parte é importante) nos irão pagar a reforma.

Sobre as Conversas com os Putos
O que é um explicador? É alguém que tenta meter na cabeça dos alunos aquilo que não apreenderam na escola. O que é um aluno? É alguém que passa várias horas por dia em frente de um professor, à espera do toque de saída. O que é um professor? É alguém encarregue de manter turmas de quase trinta alunos numa sala e que ainda tem de tentar dar-lhes aulas, até ao dia em que mete baixa psiquiátrica sendo, semanas depois, substituído por alguém que até há pouco tempo ainda era aluno. O que é este livro? É uma compilação de supostos diálogos entre um explicador de Geometria Descritiva e os seus alunos.

Ficha técnica:
Conversas com os Putos
Colecção De Bom Humor, n.º 8
Argumento e desenhos de Álvaro
Capa brochada com badanas, 22 x 16,5 cm, 64 páginas, p/b,
ISBN 978-989-8513-68-7
PVP €7,90
Edição POLVO, Junho de 2017

Sem comentários: