08 outubro, 2017

Lançamento LEVOIR: A Vida de Che


Hoje em distribuição com o jornal Público, e de forma de assinalar o 50º aniversário da morte de Che Guevara (ainda que historicamente tenha morrido a 9 de Outubro), a Levoir edita a inédita obra biográfica em banda desenhada A VIDA DE CHE, escrita por Héctor Germán Oesterheld e ilustrada por Alberto e Enrique Breccia, expoentes máximos da BD argentina e mundial.

Em Janeiro de 1968, chegava às livrarias argentinas a La Vida del Che, a biografia em banda desenhada de Ernesto Guevara de la Serna, o médico argentino que entraria para a história como Che Guevara. O livro foi um grande sucesso conseguindo vender 60.000 exemplares. O editor Jorge Alvarez responsável por uma das principais editoras argentinas da época, propôs a Oesterheld e a Alberto Breccia - autor de Mort Cinder, obra editada pela Levoir na colecção Novela Gráfica de 2015 – que contassem a vida (e a morte) de Che Guevara em Banda Desenhada. Os dois aceitaram de imediato e a eles juntou-se ainda o filho de Alberto, o jovem Enrique Breccia à data com 22 anos.

Em 1973, a circulação do livro foi proibida na Argentina e a obra foi apreendida e destruída. A perseguição culminou, em 1977, com a prisão, tortura e assassinato, pela ditadura militar, de Oesterheld e das suas quatro filhas. Uma história que chocou a Argentina e o mundo.

Oito anos depois de terem sido destruídos os originais e os exemplares existentes, o livro vê de novo a luz do dia em Espanha através da editora basca Ikusager que o reedita em edição de luxo. Chega agora a vez da edição portuguesa.

Ficha técnica:
A VIDA DE CHE
De Héctor Germán Oesterheld e desenhos de Alberto Breccia e Enrique Breccia
Capa dura, formato 210x270 mm, 96 pags, p/b.
PVP: € 11,90
Edição LEVOIR, Outubro de 2017




Sem comentários: