11 outubro, 2012

Acabam os Heróis Marvel. Começam os Heróis Marvel II


Com o último volume dedicado a Nik Fury enquanto director da SHIELD, chegou hoje ao fim a colecção Heróis Marvel, resultante da inédita colaboração entre a Levoir e o Público. Foram 15 volumes que fizeram regressar o universo de super-herois a Portugal. Como é natural numa colecção deste género, não passou despercebida. Discutiu-se o desenho das capas e contra-capas, as histórias selecionadas, a qualidade das traduções, os extras incluidos, mas a verdade é que quaisquer que fossem as escolhas dificilmente haveria consenso. O que importa reter é que no global se tratou de uma excelente colecção que nos trouxe algumas histórias clássicas, como a morte dos Stacy nas aventuras do Homem-Aranha ou a saga Guerras Secretas, que há muito justificavam a sua edição em português. Em capa dura, com quase 200 páginas e um preço de capa a rondar os nove euros, perguntava se se poderia fazer melhor?

A verdade é que sim. Porque de hoje a uma semana começa a colecção Heróis Marvel - Série II, constiuida por mais 10 volumes, que incluem as histórias Surfista Prateado: Parábola, Wolverine: Arma X e Demolidor: Renascido, que são absolutamente imperdiveis. Adionalmente, e conforme revelado pelo blogue Por um punhado de imagens, somos contemplados com duas histórias ilustradas por dois grandes desenhadores portugueses: Filipe Andrade e Nuno Plati no volume dedicado ao Homem de Ferro, que chega às bancas no dia 1 de Novembro. Conclusão: é arranjar espaço para mais 10 volumes!

COLECÇÃO HERÓIS MARVEL - Série II:
  1. X-MEN E VINGADORES: DINASTIA DE M
  2. X-MEN: A SAGA DA FÉNIX NEGRA
  3. HOMEM DE FERRO: EXTREMIS
  4. SURFISTA PRATEADO: PARÁBOLA
  5. WOLVERINE: VELHO LOGAN
  6. DR. ESTRANHO: O JURAMENTO
  7. HOMEM-ARANHA: O REINO
  8. DEMOLIDOR: RENASCIDO
  9. WOLVERINE: ARMA X
  10. NOVOS VINGADORES: GUERRA CIVIL

4 comentários:

DC disse...

Eu bem me parecia que ia haver extras:D
Todos os volumes da 1ª série tinham cerca de 200 páginas (uns mais, outros menos) e nesta nova série há histórias que não ocupam 200 páginas. Iron Man é um caso desses, Weapon X só tem 130 páginas, Spider-Man Reign idem aspas (160 páginas), Doctor Strange também só tem 120 páginas (tomara que editassem a mini Strange ou Doctor Strange Season One). Estou muito curioso para ver o que vão escolher porque assim já faz mais sentido para mim voltar a comprar algumas coisas que já tenho em inglês.

Nuno Neves disse...

Eu mesmo que o Wolverine só fosse publicado com 130 páginas, comprava sempre, porque o que tenho é uma edição brasileiro quase formato de livro de bolso, e dá-me muito mais prazer ler em formato comic :)
Mas fico igualmente curioso com os extras, até porque me parece que as coisas estão mais bem pensadas agora nesta segunda série.
Abraço

JoseFreitas disse...

Boas. A colecção Heróis Marvel II será também constituída por volumes com cerca de 200 pgs cada (entre 192 e 216 consoante o caso), simplesmente cada volume leva o nome da história principal. Por exemplo, no volume do Homem de Ferro, a história "estrela" é o Extremis (que ocupa cerca de 150pgs), mas existe um backup, que é um especial, o Titanium, com c. 55 pgs de histórias curtas. O Arma X leva uma história extra do Wolverine, pelo BWS também, e uma galeria razoavelmente completa (não totalmente) das capas que o BWS fez para o Uncanny X-Men. O Dr. Estranho leva de backup uma série de histórias do periodo clássico do Ditko, incluindo uma que conta a origem dele. E assim por diante. Não se fixem no título. Vejam por exemplo o volume do Surfista: o Parábola ocupa apenas c. de 50pgs, mas o volume é completado por muitas mais histórias, perfazendo um total de c. 200 pgs, incluindo o making of que o Moebius escreveu e ilustrou da colaboração dele com o Stan Lee.

De modo geral, a minha opinião é que a segunda série é bem mais aliciante para leitores portugueses, porque equilibra muito melhor as histórias clássicas (Surfista do Moebius, Arma X, Saga da Fénix Negra, etc...) com histórias modernas (Guerra Civil, Dinastia de M, Homem de Ferro Extremis, etc...).

Optimus Primal disse...

Os extras na 1a coleção eram raros casos acrescentaram algo mais nos 13 volumes que li como no Caso da Mini na Morte dos Stacys,em X-men Gradução já foram melhores,emn Guerras Secretas não aqueceu nem arrefeceu,Em os filhos do Atomo,para alem da história repetida da 1a serie classicos,os ultimos eram enche chouriços em conjunto com a fraca mini que deu o titulo foi dinheiro deitado fora.Outra vez o Wolverine vs Lady Letal e os Carniceiros essa história já saiu nos 1 classicos,se queriam repetir algo porque não em Madripoor com o Capitão.
Mas apesar de tudo mesmo sem "os extras" esta parece ser bem equilibrada.Tirando um ou outro titulo,eu até acrescentava mais um ou outro titulo.